Você sabia que é possível diminuir uma dívida com um banco? Pois é, além da famosa negociação, uma das ferramentas para isso é a portabilidade de crédito.
Vamos supor que você pegou dinheiro emprestado no banco em que tem conta, ou financiou um apartamento por ele (o que não deixa de ser um empréstimo), mas descobriu que para o mesmo tipo de crédito existe uma taxa de juros menor no banco concorrente.
Nesse caso, é possível transferir essa dívida para o banco que oferece melhores condições de pagamento.
Assim, é possível pagar parcelas e taxas de juros menores. E a gente sabe que, de pouquinho em pouquinho, é possível chegar a grandes quantias no longo prazo, não é mesmo?
Essa opção serve para ajudar quem quer trocar uma dívida cara por uma mais barata. Um exemplo é quando as taxas de juros do seu banco estão maiores do que a concorrência. Com a portabilidade de crédito, é possível transferir a dívida para outro banco. E dessa forma, você consegue diminuir os juros.
Poucas pessoas sabem que podem solicitar a portabilidade a qualquer momento. Entre os motivos para a mudança estão: qualidade no atendimento ou taxas de juros mais atrativas. Essa operação foi criada para gerar mais competitividade entre as instituições financeiras e melhorar as propostas para os consumidores.