Inflação? Como ela afeta seu bolso?

Inflação? Como ela afeta seu bolso?

Alta variação dos preços, incertezas financeiras e investimento conservador no país são alguns dos reflexos do que conhecemos como Inflação. Mas você sabe o que é? Quais são seus índices e consequências? Por que ela existe? Ela é sempre um sinal ruim para a economia? Continue conosco que vamos te contar!

A inflação indica o aumento contínuo ou generalizado dos preços de uma série de categorias de bens e serviços importantes no cotidiano das pessoas.  A inflação é medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), este é o índice utilizado no sistema de metas para a inflação.

Causas da Inflação

A inflação pode ser de curto prazo – variar em um mês – e de longo prazo – aumentar continuamente ao longo de um ano ou mais, por exemplo. As causas são diferentes em cada um desses casos.  No entanto, vale lembrar que esses são movimentos cíclicos da economia, como efeito dominó, onde uma ação afeta a outra.

A inflação pode ter várias causas, podendo categorizar os grupos em: 

– Pressões de Demanda

– Pressões de Custo

– Inércia inflacionária e

– Expectativas de inflação.​

Como controlar a inflação?

A inflação é um resultado econômico que não pode ser totalmente controlado pelo governo federal, entretanto, algumas medidas podem ser tomadas para que haja um maior controle da situação financeira do país.

Por exemplo: a isenção do IOF, como foi feito no ano de 2020 (entenda sobre no link: https://costagoldpromotora.com/insencao-do-iof-ate-dia-31-12-2021/). Aumentar os impostos também eleva os preços reduz a quantidade de moeda na economia, afetando a demanda e, portanto, aumentando a inflação.

Consequências da inflação

A maior consequência da inflação é sentida no bolso do brasileiro menos favorecido, diminuindo seu poder de compra frente ao mercado. A inflação gera grandes incertezas, amedrontando o investidor  e como consequência paralisando a economia.  A inflação afeta particularmente as camadas menos favorecidas da população, pois essas têm menos acesso a instrumentos financeiros para se defender da inflação. A inflação mais alta também aumenta o custo da dívida pública, pois as taxas de juros da dívida pública têm de compensar não só o efeito da inflação mas também têm de incluir um prêmio de risco para compensar as incertezas associadas com a inflação mais alta.

 A inflação é sempre ruim?

Nem sempre! A inflação, quando controlada, é um sinal de que a economia está em crescimento de forma saudável: por isso é preciso ter inflação ela quem faz a medição do preço do país– e isso vale para todos os países.

Entretanto, quando descontrolada, afeta o orçamento de todos os brasileiros, inclusive o seu, infelizmente.

Precisando de ajuda para enfrentar o auto índice de inflação?

Solicite agora mesmo seu empréstimo!

☎ (48) 99112-5171

Deixe um comentário