Rudinei Marques, presidente do Sindicato, e Rafael da Silva, delegado sindical pelo Distrito Federal, integram atividade no Congresso Nacional nesta terça, 11
O presidente do Unacon Sindical, Rudinei Marques, e o delegado sindical pelo Distrito Federal, Rafael da Silva, participaram, nesta terça-feira, 11 de fevereiro, de uma mobilização no Congresso Nacional para reforçar a urgência da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 e garantir o cumprimento do acordo salarial da carreira de Finanças e Controle. Ao lado de outras entidades representativas dos servidores públicos federais, o Sindicato pediu apoio para efetivação do reajuste previsto no Termo nº 41, assinado em novembro.
Em reunião com assessores da liderança do governo no Congresso Nacional, Marques solicitou que o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) priorize a articulação pela votação da LOA. “O adiamento da votação afeta todos os programas, mas impacta especialmente os mais de 1,2 milhão de servidores com salários defasados desde 2019. Embora tenha sido negociado, firmado em acordo e garantido por Medida Provisória, o reajuste ainda não foi efetivado. Enquanto isso, a inflação, sobretudo a médica, sobrecarrega os orçamentos familiares. Precisamos destravar a LOA”, alertou Marques.
Os deputados Reginaldo Lopes (PT-MG) e Alice Portugal (PCdoB-BA) também foram acionados e receberam uma carta das entidades filiadas ao Fonacate. O documento ressalta que “o reajuste pactuado é fundamental para recompor as perdas inflacionárias, que chegaram a 27% durante o governo anterior (IPCA acumulado de 2019 a 2022). No atual governo, as projeções indicam inflação de 19%, totalizando perdas de 51%, que serão apenas parcialmente compensadas com os reajustes acordados.